PASSOS - Desde o anúncio da instalação da fábrica do Grupo Heineken em Passos, a cidade passou a atrair a atenção de investidores nacionais e internacionais. A unidade, planejada como a mais sustentável do grupo no Brasil e a primeira a ser construída do zero no país, será inaugurada em 2025. Além de gerar 350 empregos diretos, estima-se a criação de 11 mil vagas indiretas em diversos setores.
Para viabilizar a instalação, foram necessárias diversas articulações políticas. O senador Rodrigo Pacheco desempenhou um papel fundamental na obtenção de recursos para a pavimentação da estrada que conectará a fábrica à MG-050. Já o deputado estadual Cássio Soares foi decisivo na viabilização da empresa no município, articulando a construção de um novo trevo na MG-050, entre outras ações, como a duplicação da MGC-146. O trevo, antes planejado como simples, será em nível, similar ao da Avenida Arlindo Figueiredo. A prefeitura de Passos também entrou com recursos próprios para realização destas obras.
A presença da Heineken também impulsionou novos projetos. Em novembro de 2023, foi lançado o Figueiredo Smart City, um complexo empresarial que abrigará hotéis, restaurantes, centro de transporte, atacarejo e espaços comerciais. Grandes marcas já anunciaram investimentos no local, como a rede Ibis, com um hotel avaliado em R$ 20 milhões. Além disso, especula-se a chegada de uma concessionária da Volvo e uma unidade da rede Havan.
Entre outros empreendimentos podemos citar o recém inaugurado McDonald’s na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia e o anúncio das futuras instalações de mais uma loja da rede Supermercados BH, próxima ao trevo da Juca Stockler.
Outro anúncio muito aguardado e que se tornará realidade em breve em Passos é a chegada de um Shopping Center que será construído às margens da MG-050, no sentido Itaú de Minas. O projeto, que contará com áreas de lazer, praças de alimentação, hotel com centro de convenções e espaço para concessionárias, visa atender às necessidades do crescimento local. Próximo ao shopping, será desenvolvido um parque municipal e empreendimentos imobiliários, como um condomínio de alto padrão e o primeiro condomínio fechado para moradores de classe média na cidade.
A expansão econômica deve transformar Passos, com estimativas de dobrar a população em uma década. Uma das apostas de infraestrutura é a ampliação do aeroporto municipal, que já possui uma das melhores pistas de Minas Gerais, com 1.500 metros de comprimento e 30 metros de largura, além de balizamento noturno.
Existem conversas em andamento para construção de uma nova pista, maior e mais larga, com pelo menos 2.000 metros - ficando atrás apenas dos aeroportos de Confins (3.600m), da Pampulha (2.364m) e de Montes Claros (2.100m) - possibilitando o pouso de grandes aeronaves comerciais e de carga. Com essas melhorias, Passos se posicionará como um importante polo logístico, favorecendo ainda mais a atração de empresas e o transporte de mercadorias.
Nos bastidores, há informações de uma grande empresa inédita no Brasil que planeja instalar uma unidade em Passos, gerando até 10 mil empregos diretos. O empresário Hugo César Fernandes destacou: “Se você não foi até agora [para São Paulo, por exemplo], não vá mais! Fique e veja o que vai acontecer”.
Fonte/Créditos: Marcelo Augusto
Comentários: