Uma nova pesquisa conduzida por cientistas espanhóis revelou o número ideal de passos diários para reduzir os riscos de depressão. O estudo, que revisou dados de 33 análises com a participação de cerca de 100 mil pessoas, concluiu que caminhar pelo menos 7 mil passos por dia pode diminuir o risco de depressão em até 31%.
Embora os pesquisadores afirmem que a relação entre o número de passos e a redução no risco de depressão ainda precise ser aprofundada, o estudo reforça a importância da atividade física como medida preventiva de saúde pública.
Além disso, práticas como ioga, treino de força e dança já foram comprovadas como eficazes na diminuição de sintomas relacionados à depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas no mundo convivem com a doença.
Os cientistas defendem que iniciativas para incentivar a prática de exercícios físicos sejam ampliadas, destacando que ações simples, como caminhadas regulares, podem trazer benefícios significativos à saúde mental.
Fonte/Créditos: Agência Rádio2
Créditos (Imagem de capa): Caminhada é uma atividade física democrática e cheia de benefícios para a saúde — Foto: Istock Getty Images
Comentários: