A fachada do Congresso Nacional recebe iluminação especial na cor amarela nesta quinta-feira (24) pelo Dia Mundial de Conscientização da Mielomeningocele, celebrado dia 25 de outubro. A doença, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita que resulta em uma abertura na coluna vertebral da criança, o que pode levar à paralisia dos membros inferiores, diferentes graus de restrição no desenvolvimento intelectual, além de disfunções intestinais, gênito-urinárias e ortopédicas.
A condição costuma ocorrer devido à falta de acompanhamento pré-natal das gestantes. Suplementação com ácido fólico antes e durante a gravidez e a ingestão regular de alimentos ricos em vitamina B9 minimizam riscos de possíveis nascimentos com a malformação.
Apesar de a enfermidade não ter cura, crianças e adolescentes conseguem ter uma boa qualidade de vida com cuidados específicos e acompanhamento médico. Nesse sentido, o diagnóstico precoce é fundamental e pode ser feito por meio de exame pré-natal, ultrassom ou logo após o nascimento. O tratamento é iniciado com um procedimento cirúrgico para fechar a falha da coluna vertebral e proteger a medula óssea e prossegue com o devido acompanhamento fisioterapêutico.
A solicitação para a iluminação referente à data foi solicitada pela deputada Rosangela Moro (União-SP).
Fonte/Créditos: Agência Câmara Notícias
Créditos (Imagem de capa): Georgia Moraes/Câmara dos Deputados
Comentários: