No momento em que o mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação técnica e habilidades específicas, Minas Gerais é o estado que mais cria vagas para educação profissional no país. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Em sequência ao compromisso de educação com os mineiros, o Governo de Minas promove inscrições para a quinta edição do Trilhas de Futuro desta terça-feira até o dia 23/9. A nova fase oferece 40 mil novas vagas em cursos técnicos gratuitos e transformadores.
Criado em 2021 pelo Governo de Minas, por meio Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o projeto rapidamente se tornou pioneiro e referência nacional. Oferecendo cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas, o projeto também fornece ajuda de custo para alimentação e transporte.
Publicidade
|
||||
"Historicamente, em Minas Gerais, havia dificuldade em encontrar técnicos qualificados. No entanto, essa realidade tem mudado. O Trilhas de Futuro é uma porta de entrada para o mercado de trabalho", ressalta o vice-governador Professor Mateus. |
||||
“Os cursos, que variam de um a um ano e meio de duração, preparam os alunos para entrar no mercado com mais rapidez e em melhores condições. As remunerações podem ser até quatro vezes maiores do que aquelas obtidas sem a qualificação técnica”, enfatiza.
“O Trilhas de Futuro é uma oportunidade valiosa tanto para estudantes do ensino médio quanto para jovens que buscam qualificação técnica. Oferecemos cursos gratuitos em diversas áreas, preparando nossos estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima.
Dados e impacto
Minas Gerais se destaca nacionalmente na criação de vagas para educação técnica profissional.
Dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que o estado foi o que mais avançou entre 2021 e 2023, criando 144,4 mil novas vagas e aumentando as matrículas de 118.860 para 263.261.
O Trilhas de Futuro é o principal responsável por esse crescimento expressivo.
Desde o início do projeto, em 2021, mais de 140 mil estudantes se matricularam nas últimas quatro edições do Trilhas. São 50.353 jovens formados desde então, e 92.255 cursando para garantirem o certificado.
Novidades
Com o sucesso do projeto e a constante necessidade de atender a demanda de mão de obra do mercado de trabalho, o Governo de Minas nesta quinta edição do Trilhas de Futuro aumentou a disponibilidade de cursos técnicos em mais municípios.
O projeto ampliou seu alcance para 99 cursos que poderão ser disponibilizados em 157 municípios, dependendo da demanda durante o período de inscrições e da alocação dos estudantes. Entre as qualificações estão Agente Comunitário de Saúde, Brinquedoteca, Calçados, Cervejaria, Conservação e Restauro, Celulose e Papel, Fundição, Massoterapia, Panificação, entre outros.
Em comparação com a quarta edição, foram contemplados 25 novos cursos e 32 municípios. Essa expansão reflete o crescimento e a ampliação da política de capacitação, mantendo os critérios técnicos de priorização.
Nesta edição, 28 municípios têm instituições de ensino credenciadas pela primeira vez no projeto e poderão oferecer cursos na quinta edição. São eles: Campina Verde, Capinópolis, Carmésia, Cipotânea, Dores de Guanhães, Dores do Indaiá, Entre Rios de Minas, Ervália, Gonzaga, Grão Mogol, Lajinha, Lagoa Grande, Leopoldina, Itinga, Joaíma, Machacalis, Machado, Nova Ponte, Novo Oriente de Minas, Padre Paraíso, Peçanha, Santana do Paraíso, São João da Ponte, Sarzedo, Serra da Saudade, Taiobeiras e Varzelândia.
Os interessados em garantir uma vaga nas formações técnicas gratuitas já podem acessar este documento para verificar as opções disponíveis em sua região. O catálogo inclui informações sobre as instituições participantes, os cursos oferecidos e os municípios com vagas abertas.
Outra grande novidade desta edição é a inclusão de estudantes do 1º ano do ensino médio. Agora, desde que apresentem comprovante de matrícula para o 2º ano até o início das aulas de 2025, esses estudantes podem se inscrever para as vagas dos cursos técnicos do projeto.
“O projeto busca garantir a inserção no mercado de trabalho e promover oportunidade de formação técnica para quem deseja uma carreira profissional mais sólida”, conclui a superintendente Rosely Lima.
O resultado da alocação dos candidatos estará disponível para consulta pelos candidatos no site no dia 11/10.
Já as matrículas para os candidatos alocados deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29/10. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2025.
Critérios
Para participar do Trilhas e concorrer a uma das 40 mil vagas disponibilizadas, os interessados precisam seguir os critérios estabelecidos pela Resolução nº 5.047, disponível aqui.
O encaminhamento para a matrícula dos candidatos inscritos no projeto será realizado de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições, no endereço e turno indicado pelos estudantes, respeitando os critérios preestabelecidos.
Mutirão de inscrições
Para estimular as inscrições na quinta edição do Trilhas de Futuro, a SEE/MG, em parceria com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), vai promover um mutirão de inscrições nas escolas que oferecem ensino médio parcial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A campanha ocorrerá entre 16 e 18/9.
Durante o mutirão, as Escolas Técnicas credenciadas no projeto fornecerão suporte adicional para a divulgação dos cursos disponíveis neste ano. Todos os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio e da EJA receberão uma cartilha.
O principal objetivo da campanha é assegurar que as vagas do Projeto Trilhas de Futuro sejam preenchidas prioritariamente pelos alunos atualmente matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Médio e no 1º período da EJA na rede estadual de ensino.
Como parte da campanha deste ano, os estudantes prioritários terão acesso a uma nova cartilha com informações detalhadas sobre cada curso, incluindo duração, conteúdo programático, perspectivas de mercado, média salarial e certificações. A cartilha está disponível neste link.
O material não só vai fornecer o cronograma dos cursos, mas também informações essenciais para ajudar os interessados a escolherem o curso mais adequado para suas necessidades e aspirações profissionais.
Histórias de sucesso
O Trilhas de Futuro é uma política educacional bem-sucedida do Governo de Minas que já mudou a realidade social de milhares de famílias.
Mais de 50 mil pessoas já se formaram pelo projeto e conquistaram uma vaga no mercado de trabalho. São exemplos de superação e inclusão social em diversas regiões do estado.
A história de Darli Felipe Alves, técnico em Edificações, é exemplo da transformação que um curso profissionalizante gratuito pode realizar na vida de um jovem.
“Havia muitas dúvidas sobre minha capacidade nas obras em que eu trabalhava por eu ser novo e sem bagagem profissional”, explica Darli. “Eu procurei o curso profissionalizante para obter mais conhecimento e coincidiu com o início do Trilhas, em 2021”, completa.
“Eu estava finalizando o ensino médio e, em paralelo, participava das aulas gratuitas oferecidas pelo projeto. Hoje sou formado pelo Trilhas de Futuro e já posso até ser mestre nas obras onde eu trabalhar daqui para frente, com o certificado que conquistei”, destaca.
Durante sua formação com o Trilhas de Futuro, Darli começou a participar de competições promovidas pela Worldskills, entidade filantrópica internacional organizadora de competições vocacionais e parceira do centro de formação profissional no Brasil.
Após participar de eventos nacionais e conquistar a 12ª colocação no ranking do evento, o mineiro embarcou na última semana para a França, rumo a 47ª edição da competição a nível internacional que ocorre entre 10 e 15/9.
“Para minha vida profissional, daqui para frente, quero montar minha própria empresa, me formar na faculdade e também contribuir como professor, passando meus conhecimentos para a nova geração”, conclui Darli Felipe.
Estudantes que ainda estão realizando o curso também já percebem a grande mudança de perspectiva que o Trilhas de Futuro causa em suas vidas.
É o caso da jovem Glenda Raissa, estudante da rede estadual e futura técnica em segurança do trabalho pelo Trilhas.
“Antes do projeto, eu sentia falta de algo que de fato fosse acrescentar e me preparar para uma boa carreira profissional futuramente. Desde que fui contemplada por uma vaga no Trilhas venho aprendendo muito com os professores capacitados da minha instituição e cada vez mais as expectativas crescem com relação ao meu futuro e as boas oportunidades que estão por vir através dessa formação”, comentou Glenda.
Além da formação pelo Trilhas, Glenda também se divide na conclusão do ensino médio na Escola Estadual Bolivar Tinoco Mineiro, no bairro Ribeiro de Abreu, em Belo Horizonte.
“Por ter um horário acessível e também se adequar às minhas necessidades, eu consigo sair da minha escola e chegar na unidade onde eu realizo o curso do Trilhas em um tempo bom e ainda com o auxílio, e tem sido de fato ótimo esse tempo de muito aprendizado” concluiu a estudante.
Fonte/Créditos: Agência Minas
Créditos (Imagem de capa): SEE-MG / Divulgaçã
Comentários: