PASSOS – Determinação e esforço marcaram a trajetória de João Rodrigues, de 19 anos, que conquistou uma vaga no curso de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), considerada a graduação mais concorrida do Brasil, com média de 350 candidatos por vaga. Natural de Alterosa/MG, ele enfrentou desafios desde cedo, trabalhando para ajudar a família enquanto estudava.
João iniciou a vida profissional aos 7 anos, conciliando os estudos em escolas públicas com trabalhos diversos. Após concluir o ensino médio, devido as dificuldades financeiras ele optou por fazer cursinho online e complementar os estudos com aulas avulsas que encontrava no youtube. "Meu celular era bem simples com a tela toda trincada e ainda não podia ir até muito tarde para não gastar energia", revelou.
“Meu foco sempre foi o vestibular da UEMG, porque é diferente estudar para o ENEM e para uma prova específica. Estudei pensando no que realmente caía no exame”, relatou o estudante, que ingressou no curso por meio do Programa de Seleção Socioeconômica (PROCAN), voltado para ações afirmativas.
Atualmente no segundo período de medicina na unidade de Passos, João mantém o trabalho como garçom e, recentemente, criou a Mentoria Rodrigues. A iniciativa oferece mais de 30 módulos com conteúdos específicos para o vestibular da UEMG, incluindo técnicas de estudo e análises de provas anteriores.
“Com a mentoria, quero ajudar outros jovens a alcançarem seus objetivos. Não é fácil, mas é possível. Meu objetivo é mostrar o caminho, otimizar o tempo de estudo e dar confiança para que outros também conquistem seus sonhos”, explicou.
Mais informações sobre a mentoria podem ser obtidas pelo WhatsApp (35) 9.9881-0557 ou pelo Instagram @joao.rodriguesss_.
Fonte/Créditos: Marcelo Augusto
Créditos (Imagem de capa): POrtal Marcelo Augusto
Comentários: