Informação com credibilidade

MENU

Notícias / Direitos Humanos

Lei Maria da Penha comemora 18 anos nesta quarta-feira (7)

Durante abertura do Agosto Lilás, Polícia Civil lançou o programa Chame a Frida no município de Passos

Lei Maria da Penha comemora 18 anos nesta quarta-feira (7)
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

PASSOS - A Lei Maria da Penha acaba de completar 18 anos. Promulgada em 7 de agosto de 2006, ela tornou crime a violência doméstica e familiar contra a mulher, independentemente do parentesco e sexo do agressor. A lei abrange inclusive os casos de violência sexual e psicológica.

Como acontece todos os anos, em comemoração à criação da Lei Maria da Penha, ocorre entre os dias 1 e 31 de agosto o Agosto Lilás, com várias ações que têm por objetivo conscientizar as pessoas sobre a proteção e defesa dos direitos da mulher.

Segundo a Delegada de Polícia, Dra. Maria Fioravante, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Passos, o número de casos de violência doméstica ainda é muito grande, sendo uma das delegacias que mais demandam inquéritos policiais na cidade. A delegada explicou que a cidade possui uma rede de proteção à mulher bem estruturada, envolvendo as polícias civil e militar, assistência social do município, OAB, defensoria pública, entre outros órgãos. 

Publicidade

Leia Também:

Agora, as mulheres de Passos poderão contar com outro serviço para facilitar o atendimento: o Chame a Frida, um chatbot desenvolvido pela Polícia Civil de Minas Gerais. A assistente virtual foi criada para ajudar no acolhimento, orientação e socorro às vítimas em situações de violência doméstica e familiar. A mulher inicia uma conversa e, de forma automática, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas.

A atendente virtual Frida ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis. Também é possível agendar horário para comparecer a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção. Sempre que necessário, a mulher é direcionada para falar diretamente com um policial civil.

Em Passos, o projeto foi lançado no dia 1 de agosto. O contato é o número de WhatsApp (35) 9.8447-7906.

Fonte/Créditos: Marcelo Augusto

Créditos (Imagem de capa): Marcelo Augusto

Comentários:

Marcelo Augusto

Publicado por:

Marcelo Augusto

Jornalista/Advogado. Atua no rádio passense desde 2000 com passagens pelas rádios: Globo AM, Transamérica, Vida, Ind FM e Depto. de comunicação da FESP/UEMG. Atualmente atua na Alternativa FM e na Assessoria de Comunicação da AMEG.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )