PASSOS - Faleceu na noite desta sexta-feira, 3 de janeiro, o ex-vereador passense Waldemar Ribeiro de Oliveira, uma das figuras mais emblemáticas da política local e cujo nome batiza o prédio da Câmara Municipal de Passos. Nascido em 7 de maio de 1938, Waldemar tinha 86 anos.
Eleito vereador por 10 mandatos, Waldemar exerceu três vezes a presidência da Câmara Municipal ao longo de sua extensa carreira pública. Sua trajetória política começou em uma época em que o cargo de vereador não era remunerado, tendo atuado voluntariamente por três mandatos consecutivos.
Antes de ingressar na política, Waldemar trabalhava como sapateiro. Nascido e criado no bairro São Francisco, ele participou ativamente de projetos que ajudaram a moldar a história e o desenvolvimento de Passos.
O historiador e escritor Sebastião Wenceslau Borges, cunhado e amigo de profissão de Waldemar, destacou em texto publicado nas redes sociais a convivência diária com o ex-vereador por mais de 40 anos. Ele relembrou momentos marcantes da trajetória política e pessoal do cunhado, ressaltando seu comprometimento e dedicação à comunidade passense.
Uma das últimas aparições públicas de Waldemar foi por meio de um vídeo ao lado de seu filho, Waldemar Ribeiro de Oliveira Júnior, que foi candidato a vereador nas eleições de 2024. Na ocasião, Waldemar Júnior não foi eleito por 10 votos, ficando como primeiro suplente pelo Partido Progressista (PP).
O prédio da Câmara Municipal recebeu o nome de Waldemar Ribeiro de Oliveira pela Lei nº 2.381, sancionada em 2003 pelo então prefeito José Hernani, por iniciativa do vereador Edmilson Amparado.
O corpo de Waldemar será velado neste sábado, 4 de janeiro, na Câmara Municipal de Passos, das 8h às 13h. O enterro ocorrerá no Cemitério Municipal às 13h30. A Prefeitura decretou luto oficial de três dias em homenagem ao ex-vereador, que é pai dos servidores Maria Angélica Fátima de Oliveira Lima, Waldemar Ribeiro de Oliveira Júnior e da servidora aposentada Sueli Fátima de Oliveira Silva.
Nas redes sociais, o prefeito Diego Oliveira publicou uma foto de um dos últimos encontros com Waldemar e prestou solidariedade à família e amigos.
Créditos (Imagem de capa): Reprodução/Redes Sociais
Comentários: