PASSOS – A Farmácia Básica da Prefeitura de Passos regularizou o estoque de insulina após um período de escassez do medicamento. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (7) pela farmacêutica responsável, Thayla Rodrigues, que assegurou que a insulina já está disponível para retirada pelos pacientes cadastrados no SUS.
A falta do medicamento ocorreu não apenas em Passos, mas em todo o Brasil, devido a um alerta do laboratório responsável pela produção, que informou sobre a escassez de insumos em diversos países desde 2024. O Ministério da Saúde afirmou que trabalha para estabilizar a distribuição e anunciou o envio de 26 mil frascos de insulina humana regular para reforçar o abastecimento da rede hospitalar do SUS. Segundo a pasta, até dezembro de 2024, foram entregues cerca de 59 milhões de unidades de insulina humana NPH e 12 milhões da regular, nas versões frasco e caneta.
Além disso, o Ministério da Saúde, em parceria com o Conass e o Conasems, criou uma ação estratégica para manutenção dos estoques e acompanha a situação por meio do Coleta Estoque, sistema que monitora o consumo de insulina nos estados.
Sobre os demais medicamentos fornecidos pela Farmácia Básica, Thayla Rodrigues afirmou que, dos 111 fármacos disponíveis pelo SUS, apenas sete estão temporariamente em falta, mas a Prefeitura já realizou a compra e aguarda a entrega pelos fornecedores.
A Farmácia Básica Municipal funciona na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 1760, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço. A retirada de medicamentos é exclusiva para cidadãos cadastrados no ESF de sua região, mediante prescrição médica da rede pública municipal.
Fonte/Créditos: Marcelo Augusto
Créditos (Imagem de capa): Marcelo Augusto
Comentários: