PASSOS - A Polícia Civil de Minas Gerais realizou nesta quarta-feira (27) a operação "Armadilha Digital", com foco em desarticular uma associação criminosa especializada em aplicar golpes por meio de sorteios e rifas fraudulentos divulgados em redes sociais.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de bens de luxo que evidenciam a expressiva movimentação financeira do grupo. Entre os itens recolhidos estão três automóveis, dez motocicletas e um jet-ski.
As investigações revelaram que os suspeitos utilizavam perfis em redes sociais para se passarem por influenciadores digitais, exibindo itens de luxo e promovendo sorteios de prêmios de alto valor, como carros e dinheiro. Entretanto, os sorteios eram manipulados, ou os prêmios sequer existiam, configurando um esquema sofisticado para enganar participantes e obter recursos de forma ilícita.
O delegado Felipe Capute explicou o funcionamento da fraude:
"Os sorteios eram, muitas vezes, uma encenação, com supostos ganhadores que, na verdade, eram cúmplices. Assim, os envolvidos exploravam a confiança das vítimas e arrecadavam quantias significativas ao vender cotas para os sorteios fraudulentos."
Além de fraudes, os crimes investigados incluem delitos contra a economia popular e possível lavagem de dinheiro para ocultar os lucros obtidos de forma ilegal. A operação marca um avanço no combate a crimes cibernéticos e na proteção de consumidores contra práticas enganosas.
Fonte/Créditos: Marcelo Augusto
Créditos (Imagem de capa): Divulgação/PCMG
Comentários: