BRASIL – O prazo para pagamento dos empréstimos consignados do INSS foi ampliado de 84 para 96 meses, anunciou o ministro da Previdência, Carlos Lupi, nesta quarta-feira (5). A mudança beneficia aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC, reduzindo o valor das parcelas.
A nova regra equipara o prazo ao dos servidores públicos. Segundo o ministro, há mais de 16 milhões de contratos ativos nessa modalidade, e a extensão do prazo ajudará no alívio financeiro dos segurados.
A medida será formalizada nesta quinta-feira (6) com a publicação de uma instrução normativa. Ela vale para três modalidades: consignado tradicional, cartão de crédito consignado e cartão de benefício. Além disso, permite a renovação do crédito com um prazo extra de 12 meses.
O aumento no prazo ocorre um mês após o Conselho Nacional de Previdência Social elevar o teto dos juros do consignado do INSS para 1,8% ao mês. A taxa do cartão consignado foi mantida em 2,46% ao mês.
O empréstimo consignado do INSS permite que até 45% do benefício seja comprometido, sendo 35% para empréstimos pessoais, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.
Fonte/Créditos: Agência Brasil
Créditos (Imagem de capa): © MPS/Divulgação
Comentários: