BRASIL – O café, um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros, teve um aumento acumulado de 77% em um ano, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE. Apenas em 2025, a alta já chega a 30%, sendo 8% apenas no mês de março.
A elevação do preço se deve a uma combinação de fatores, como o aumento do valor no mercado internacional e a diminuição da oferta global. O Vietnã, um dos principais produtores do grão, teve uma forte quebra de safra por conta de problemas climáticos. No Brasil, mesmo sendo o maior produtor do mundo, a expectativa é de uma queda de 5,8% na produção de café em grão em relação à safra anterior.
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) já havia alertado que os repasses dos custos da matéria-prima seriam sentidos ao longo de março e abril. Apesar do cenário de alta, o consumo da bebida segue firme. Entre janeiro e outubro de 2024, houve um crescimento de 1,1% no consumo interno.
Mesmo com o café mais caro nas prateleiras, o hábito do brasileiro de tomar a bebida diariamente mostra-se resiliente diante da inflação e do mercado volátil.
Fonte/Créditos: Agência Rádio2
Créditos (Imagem de capa): Reprodução - Internet
Comentários: