PASSOS – A Prefeitura Municipal de Passos deu início ao cronograma de manutenção das estradas rurais de 2025. A primeira intervenção foi na estrada da Escola Geralda Cândida, incluindo a manutenção de mata-burros na região do Palmital.
Com cerca de 2 mil quilômetros de estradas vicinais, o município enfrenta desafios na manutenção de sua infraestrutura rural. O Grupo Ipiranga é responsável por 400 km dessas vias, localizadas dentro das terras da Usina. A região ainda conta com cem pontes de madeira, três aterros com tubos de ferro, 120 aterros com manilhas e aproximadamente mil mata-burros, feitos de madeira, ferro e concreto.
Em 2024, a prefeitura realizou patrolamento, abertura de valetas para escoamento de água e a instalação de caixas secas em mais de 1.700 km de estradas. Também foram reformados mais de 600 mata-burros e instalados nove novos mata-burros de concreto.
Segundo o secretário Frederico Ozanam, a Secretaria de Meio Ambiente está executando um cronograma que abrange toda a zona rural. O uso de maquinários como patrols, pás carregadeiras, retroescavadeiras e caminhões-caçamba está agilizando os trabalhos. “Com nossa equipe estruturada, esperamos finalizar as intervenções dentro do prazo”, disse Ozanam.
As estradas rurais são fundamentais para transporte escolar, escoamento da produção agrícola, deslocamento de moradores e turismo. O prefeito Diego Oliveira reforçou o compromisso com a manutenção contínua. “Realizamos esse trabalho diariamente, seguindo um cronograma que atende o maior número possível de comunidades semanalmente”, declarou.
Fonte/Créditos: Ascom/PMP
Créditos (Imagem de capa): Seapa/PMP
Comentários: