PASSOS/MG – Após o acidente que feriu o serralheiro Renato Silva na noite da última segunda-feira (7), ao ser atingido por um fio no pescoço no cruzamento da Avenida Sabiá com a Rua Pintassilgo, no bairro Nossa Senhora das Graças, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Maurício Silva, comentou sobre as medidas adotadas pela Prefeitura para resolver o problema dos cabos soltos e pendurados em postes da cidade.
Segundo Maurício, a gestão já havia iniciado tratativas para sanar a situação antes mesmo do acidente. Uma das medidas foi a notificação de todas as empresas de telefonia e internet que utilizam a infraestrutura da CEMIG para fixação de cabos, exigindo que realizem a retirada imediata dos fios rompidos por acidentes ou vandalismo.
“Essas empresas que usam os postes da CEMIG para espalhar cabos de internet e telefonia pagam um aluguel para a ANEEL, de cerca de R$ 12 por poste. Esse dinheiro não fica com o município, nem com a CEMIG. Fica com a ANEEL. Agora vem a questão: quem é o responsável pela manutenção desses cabos? Ninguém quer assumir. Acaba que o ônus cai sobre a Prefeitura, porque há risco de acidentes e não podemos permitir que isso aconteça”, explicou o secretário.
Maurício informou ainda que o Ministério Público foi acionado e que as empresas receberam um prazo para adequação. Caso as providências não sejam tomadas no tempo estipulado, a Prefeitura adotará medidas mais drásticas.
“Se não fizerem no prazo fixado, a Prefeitura vai cortar todos esses cabos e encaminhá-los para sucata”, finalizou o secretário.
Fonte/Créditos: Marcelo Augusto
Créditos (Imagem de capa): Reprodução
Comentários: