SÃO ROQUE DE MINAS - O Sistema Faemg Senar marcou presença na audiência pública sobre a cadeia produtiva dos queijos artesanais e a Política Estadual Queijo Minas Legal, realizada na segunda-feira (25). Representantes da instituição, como Rogger Coelho, Ivair Oliveira, Paula Lobato e Rafael Rocha, acompanharam o debate, que contou com produtores, entidades do setor e representantes do poder público.
Proposta pelo deputado Raul Belém (Cidadania), presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, a audiência destacou a Lei 24.993/2024, que regula o setor, abordando a regularização sanitária, fortalecimento econômico, preservação cultural e criação de selos de qualidade.
Ivair Oliveira, membro da Comissão Técnica do Queijo Minas Artesanal, enfatizou a importância da legalização das queijarias para viabilizar o funcionamento regular de toda a cadeia produtiva. Paula Lobato, coordenadora da Cadeia da Agroindústria do ATeG, destacou a necessidade de adequação da legislação à realidade dos produtores e do acesso ao crédito para regularização.
A Comissão Técnica do Queijo Minas Artesanal se reunirá em dezembro para discutir as demandas apresentadas durante o evento e os impactos da nova legislação no setor.
Fonte/Créditos: Ascom/FAEMG
Créditos (Imagem de capa): Elizabete Guimarães/ALMG
Comentários: