PASSOS/MG – A Suma Brasil começa a operar a coleta de lixo em Passos na próxima segunda-feira, 24, com uma frota de cinco caminhões compactadores novos e um compromisso com a sustentabilidade. Atuando há mais de 50 anos no mercado brasileiro, a empresa tem presença na estrutura acionista da SUMA, líder no mercado de resíduos sólidos em Portugal, com atuação em diversos continentes. A empresa assume contrato emergencial de 180 dias com o município após a rescisão do contrato por parte da prefeitura de Passos com a empresa Eco Rio devido aos diversos problemas enfrentados na coleta de lixo dos últimos meses.
Com o lema de construir um ambiente melhor, a Suma Brasil se destaca no gerenciamento e valorização de resíduos, além de promover educação e sensibilização ambiental. A empresa atua nas áreas de:
- Limpeza urbana: varrição, capina, roçada, pintura de meio-fio, conservação de áreas públicas e poda de árvores.
- Coleta de resíduos: domiciliares, seletiva, verdes, industriais, hospitalares e volumosos.
- Gerenciamento de resíduos: aterros sanitários, usinas de triagem e compostagem, valorização energética e estações de transferência.
- Educação ambiental: campanhas de conscientização, plataformas interativas e projetos ecoeducativos.
A Suma Brasil está presente em diversos estados do Brasil, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Distrito Federal, atendendo cidades como Ribeirão Preto, Contagem, Varginha, Nova Lima, Igarapé, Sabará, São Sebastião do Paraíso e agora Passos, em caráter emergencial. A empresa também atua em países como Polônia, Angola, Moçambique, China, Omã e Cabo Verde.
Transbordo na Unidade de Valorização Sustentável
A coleta de lixo em Passos será encaminhada para a Unidade de Valorização Sustentável (UVS) da Viasolo Passos, inaugurada em 7 de fevereiro. A unidade é resultado de um investimento de R$ 15 milhões e inclui um aterro sanitário de alta tecnologia em uma área de 40 hectares, localizada a seis quilômetros do centro da cidade.
A Prefeitura de Passos destaca que o serviço será realizado de segunda-feira a sábado, em três turnos, com o mesmo cronograma de coleta. O objetivo é garantir a eficiência na coleta, evitar o acúmulo de resíduos e melhorar a limpeza urbana.
A Suma Brasil reforça seu compromisso com a inovação e eficiência no gerenciamento de resíduos, visando melhorar a qualidade de vida da população.
Fonte/Créditos: Marcelo Augusto, com informações da prefeitura de Passos
Créditos (Imagem de capa): Reprodução / PMP
Comentários: