MINAS GERAIS – O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), emitiu alerta para uma semana de instabilidade atmosférica e chuva persistente em diversas regiões do estado, até sábado (24/1). O monitoramento do Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec) indica possibilidade de formação de mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que pode provocar acumulados acima de 200 milímetros em alguns municípios.
O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, explica que 200 mm em poucos dias pode equivaler, em muitas cidades, a toda a chuva esperada para um mês concentrada em um curto período. Na prática, o volume representa cerca de 20 centímetros de água acumulada sobre uma superfície plana, com potencial para sobrecarregar drenagens, elevar rapidamente o nível de córregos e rios e aumentar o risco de alagamentos, enxurradas e transbordamentos.
Com vários dias consecutivos de chuva, a Cedec reforça que os transtornos podem surgir de forma rápida, principalmente em áreas urbanas, regiões de encosta e locais próximos a cursos d’água. A orientação é evitar qualquer aproximação de córregos, ribeirões e rios, já que o nível pode subir repentinamente e a correnteza pode arrastar pessoas e veículos.
A Defesa Civil também alerta para o perigo de permanecer em rios e córregos durante e após as chuvas, mesmo quando o volume aparente for baixo, devido ao risco de intensificação súbita da correnteza.
Orientações de prevenção
-
A recomendação é que a população evite sair de locais seguros durante a chuva forte e aguarde a intensidade diminuir.
-
Ao perceber aumento do nível da água, a orientação é buscar um ponto seguro imediatamente e não permitir que crianças brinquem em enxurradas.
-
Em áreas alagadas, a Defesa Civil orienta que ninguém tente atravessar ruas a pé ou de veículo.
-
Em caso de raios, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, buscando proteção em edificações ou veículos.
-
Para reduzir risco elétrico, a recomendação é desconectar aparelhos da tomada se houver instabilidade na rede.
-
Se o imóvel apresentar trincas ou sinais de comprometimento, a orientação é acionar os Bombeiros e a Defesa Civil antes de retornar.
Canais de emergência e alertas
Em caso de emergência, a orientação é acionar: 190 (PMMG), 193 (Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 192 (Samu).
Para receber alertas no celular, a Defesa Civil orienta o envio de SMS com o CEP do local para 40199.


Comentários: