PASSOS/MG – Mesmo após orientação da Prefeitura de Passos para que não houvesse aglomeração no entorno do Mercadão Municipal, interessados no cadastro do programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I começaram a chegar ao local por volta das 17h deste domingo (25/5), na tentativa de garantir uma das senhas que serão distribuídas diariamente entre 7h30 e 9h, por ordem de chegada.
O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Mercadão Municipal, localizado na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, s/n – Centro, e segue até a próxima sexta-feira, 30 de maio. A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) acompanha o local para garantir a segurança e a ordem pública. Segundo orientação oficial, não é permitida a permanência dos interessados na parte interna do prédio durante a madrugada ou antes do horário de funcionamento.
Embora o cadastro possa ser feito também online, pelo site da Prefeitura de Passos, muitas pessoas optam pelo atendimento presencial. A maioria do público é composta por famílias de baixa renda, incluindo idosos, pessoas com deficiência e mulheres com crianças de colo, que temem dificuldades com o sistema digital e preferem resolver pendências diretamente no balcão.
O edital disponibiliza 41 moradias populares, que serão construídas nos bairros Recanto dos Pinheiros e Parque Jardim Tropical, destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00, residentes em Passos há pelo menos cinco anos. As unidades são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
Documentação necessária (originais):
- RG e CPF (ou CNH)
- Carteira de Trabalho
- Comprovante de renda
- Comprovante de endereço atualizado
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de Cadastro Único (CadÚnico), atualizado até a data do Decreto Municipal nº 2.730 de 17 de março de 2025
Para o cadastro online, é necessário possuir e-mail válido para receber o protocolo da inscrição.