PASSOS/MG – Faleceu na tarde desta segunda-feira (14), na Santa Casa de Misericórdia de Passos, o cinegrafista Itamar Bonfim, aos 75 anos. Natural de São José da Barra, ele foi um dos principais nomes na preservação da memória audiovisual de Passos, registrando por décadas momentos históricos da política e da sociedade local.
Fundador da Videorama Produções, Itamar teve sua última cobertura registrada na posse do prefeito Diego Oliveira para o segundo mandato, no dia 1º de janeiro de 2025 — fato inédito na história de Passos. Ele esteve presente em todas as posses municipais desde 1982, deixando um importante acervo visual.
Apaixonado por cinema, Itamar foi também idealizador do Cine Clube Pipoca & Bala Pipper, criado em 1999 e que completará 26 anos este ano. Realizado semanalmente às terças-feiras no anfiteatro da Casa da Cultura, o projeto teve início no auditório da FESP - Fundação de Ensino Superior de Passos - localizado na Avenida Cristiano Stockler, próximo ao CIC, posteriormente as exibições passaram a ocorrer no anfiteatro da Casa da Cultura com apoio da prefeitura municipal de Passos. Os visitantes assistiam sessões gratuitas de clássicos do cinema, sempre acompanhadas por pipoca e a tradicional bala pipper. De acordo com sua filha, a publicitária Thamara Bonfim, ele compareceu a todas as edições ao longo de 25 anos, com exceção da última terça-feira (8), quando não pôde ir por ter saído tarde do hospital. Ainda assim, fez questão de gravar um vídeo para justificar sua ausência ao público.
Segundo Thamara, o projeto deverá ter continuidade sob coordenação de sua esposa, Maria de Fátima Bonfim, que o acompanhou fielmente em cada sessão ao longo de mais de duas décadas de projeto.
Itamar iniciou sua trajetória com filmagens em Super 8 em 1974, registrando momentos da própria família, e logo passou a atuar em eventos públicos e cerimoniais. Seu trabalho como cinegrafista se estendeu ao longo dos anos com o avanço da tecnologia, desde o VHS até as câmeras digitais atuais. Ele também era figura cativa nos desfiles cívico-militares e eventos religiosos da cidade.
Ele deixa a esposa Maria de Fátima Bonfim e três filhas. O velório será realizado nesta terça-feira (15), a partir das 8h da manhã, na Funerária São Vicente de Paulo. O sepultamento está previsto para às 17h no Cemitério Municipal de Passos.

Comentários: