Informação com credibilidade

Aguarde, carregando...

Domingo, 01 de Fevereiro 2026

Notícias/Meio Ambiente

Prefeitura de Cássia doa 80 mudas nativas para recuperação de área degradada em Passos

Plantio será feito próximo ao Ribeirão Bocaina e reforça ações do Projeto Bocaina – Produtor de Água

Prefeitura de Cássia doa 80 mudas nativas para recuperação de área degradada em Passos
Divulgação/SAAE Passos
Imagens
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

PASSOS – A Prefeitura de Cássia, por meio do Departamento de Meio Ambiente, doou 80 mudas de árvores nativas ao SAAE Passos. As espécies serão destinadas ao replantio e à recuperação de uma área degradada nas proximidades do Ribeirão Bocaina, no município.

A entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira (29), no Viveiro de Mudas de Cássia. Representando o SAAE Passos, participaram a gerente de Meio Ambiente, Tania Cristina Teles, e o analista ambiental e supervisor do Projeto Bocaina – Produtor de Água, Erik Bauer. A equipe foi recepcionada pelo engenheiro ambiental e técnico em Meio Ambiente Luan Mendes de Oliveira, integrante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cássia.

Segundo o SAAE, a solicitação das mudas ao município vizinho ocorreu diante da escassez de mudas nativas na região, inclusive com dificuldades para aquisição por meio de processos de compra. O pedido foi atendido com apoio do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Frank Arantes.

Publicidade

Leia Também:

As mudas entregues têm porte aproximado de 1,80 metro, característica que tende a elevar o índice de sobrevivência após o plantio, reduzindo perdas provocadas por ataques de formigas, estiagens e outras intempéries climáticas.

De acordo com Luan, em outubro de 2025 o viveiro já havia doado 40 mudas para recuperação da mesma área. O material foi plantado pela equipe operacional do SAAE Passos, com acompanhamento da Gerência de Meio Ambiente, e apresentou 100% de sucesso, sem registro de perdas, com plantas atingindo altura média de 2 metros.

Entre as espécies doadas estão jacarandá, jatobá, ingá, tamanqueiro, manacá-da-serra e angico, além de outras nativas. A iniciativa integra as ações de sustentabilidade ambiental do SAAE e reforça a cooperação entre Passos e Cássia para preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e fortalecimento da produção de água na região.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações do SAAE de Passos
Comentários:
Marcelo Augusto

Publicado por:

Marcelo Augusto

Jornalista/Advogado. Atua no rádio passense desde 2000 com passagens pelas rádios: Globo AM, Transamérica, Vida, Ind FM e Depto. de comunicação da FESP/UEMG. Atualmente atua na Alternativa FM e na Assessoria de Comunicação da AMEG.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!